terça-feira, maio 02, 2006

Vale a iniciativa!!!

Há pequenas coisas que me chamam a atenção por causa da minha profissão (futura, uma vez que estou em estágio).... a última foi mesmo aqui no blog.
Não sei se já repararam, mas ao fazer um comentário a um post, onde é preciso a verificação de palavras, ao lado da caixa para escrever as letras há uma nova função.
Função para quem é incapacitado visualmente... eu já experimentei, e não sei até que ponto é funcional, pois havia cortes no som, o que não permite perceber se os números são ditos na sua totalidade, contudo, este problema pode ser do meu computador e não desta nova função.
No entanto, há que salientar que quem gere o e-blogger tem alguma preocupação para com as pessoas que têm algum tipo de incapacidade, neste caso os invisuais.... há sempre que começar por algum lado.....

Para adaptar e tornar as coisas mais funcionais para TODOS existimos nós....
ERGONOMISTAS
E agora a questão principal, que devem estar a fazer....
Mas o que é a ERGONOMIA????
Irei responder, num outro post, e mediante os comentários feitos a este...
Fiquem bem

11 comentários:

Blossom disse...

Ergonomia: estudo técnico da relação entre o trabalhador e o equipamento de trabalho ou o meio em que ocorre esse trabalho.

"A Sogra" disse...

É quase isso....

Anónimo disse...

valerá mesmo a iniciativa?

.:GM:. disse...

Oh Sogra... o pessoal sabe o que é Ergonomia, ainda para mais pessoas cultas como as que frequentam este blog :-P...

Mas olha... muito giro a atenção dada aos invisuais na verificação de comentários... e tudo o resto, como é?? Os teus posts tb são escritos a pensar nos invisuais??

É como te colocarem nas mãos um carro sem gasolina... está lá tudo do carro, mas não vai a lado nenhum....

"A Sogra" disse...

Fontez- este tipo de iniciativas valem sempre a pena
GM- só sabes o que é porque conheces uma pessoa inteligente como eu...Quanto ao resto da configuração da página não sei, mas os programas que os invisuais têm conseguem ler as páginas. De qualquer modo, acho que não deveria ser preciso ter um programa específico para tal, a própria página deveria ter uma função para tal....
Mas enfim... Muito pode e tem de ser feito no campo das acessibilidades....

Unknown disse...

bela profissão :)

Stella disse...

Boa Blossom, fui ver a mesma definição:)

Mas muito bom o facto de se terem lembrado dos invisuais... coisa rara!!

Experimentei mas tenho de colar o ouvido ao pc porque senao nao se percebe nada. mas a ideia é boa

bjos

Aragana disse...

Eu só fiquei como uma duvida em relação à nova funcionalidade do Blogger.. é assim:
Como é que invisual vai querer comentar se nao vê o artigo?

"A Sogra" disse...

Aragana, a questão aí reside no facto de as pessoas invisuais possuirem ou não um programa específico para poderem usar computadores, pois não acredito que o resto deste site esteja adaptado a este tipo de pessoas.

... disse...

Trabalho também com pessoas deficientes e penso que a ergonomia adaptada a esta população é uma disciplina poderosíssima! Bem-hajas!

Tia Cremilde disse...

há mais de 5 anos que oiço esta conversa... lol!