domingo, maio 21, 2006

A mais bela Bandeira!!!

Pronto confesso... eu estive lá :/... é verdade!!
Por isso posso falar do que presenciei....
Porque fui!?!?
Porque, sendo o Jamor mesmo aqui ao lado, não querendo ficar em casa, e tendo amigas que íam levar os filhos, mais uma mão dá sempre jeito para tomar conta deles... e eu que nem gosto de crianças... NOT!!!! O principal motivo foram mesmo os míudos...
Falando do evento... é mesmo evento à TUGA!!!!
Passaram a semana inteira a chamar as mulheres para lá estarem às 11h da manhã. Ora, todos nós sabemos que as mulheres nunca vão deixar os filhos em casa numa coisa destas, porque até é engraçado para eles também. Até aqui tudo bem...
A melhor parte... haver pessoas desde as 7h/8h da manhã perto do estádio para poderem ser dos primeiros a entrar... conclusão, há uma voz que diz, "aproveitem as atracções que existem aí, pois a porta só abre às 13h"!??!?!
RIDÍCULO não!?!?
E que atracções haviam, perguntam vocês?!?!
Pois, 3 ou 4 insufláveis, para milhares de pessoas... como é óbvio não dá para todos!!! E mais, o Jamor, possui um espaço magnífico que, para uma iniciativa destas poderia ser muito bem aproveitado, e haver muita coisa que as pessoas pudessem fazer até abrir as portas... foi feito!?!? NÃO!!!!
Se fosse noutro país qualquer, muito provavelmente este seria um evento muito bem organizado!!
Às 13h... abrem as portas... e o povo vai entrando ordenadamente, sem sobressaltos... é dado à entrada uma senha que dá direito a 2 águas luso, se bem que os adultos é que recebem e as crianças não... enfim, vai-se lá entender!!! Depois de consumir essa água (que tem de ser logo consumida, pois são dadas as garrafas sem tampa), há mais água (pelo menos) para dar às pessoas?!?! Claro que NÃO!!!
Depois de entrar, e estando as pessoas já a ocupar um lugar na bancada, toda a gente entra na "animação" e fazem a onda, e gritam por Portugal... (os míudos que estavam comigo adoraram esta parte, apesar de sentados sempre faziam algo).
Actuam os The Gift (para mim a melhor parte), e estes anunciam a chegada da selecção... estes aparecem na tribuna (apenas sei, porque vi as pessoas a olharem para cima, e vi à noite no telejornal)... teria sido muito mais giro para as pessoas que lá se encontravam, se os jogadores tivessem ido ao relvado ou ao palco, acho que não lhes custava muito, e quem começa um estágio às 15h/16h em Évora, pode muito bem começar às 18h/19h... mas não, os "nossos meninos" devem ser "especiais", pois foram à tribuna e foram embora logo de seguida por causa do estágio... enfim, é melhor não comentar mais!!!
O início da formação da bandeira começa pelas 14h, mais coisa menos coisa, com escuteiros e outros grupos, devidamente ensaiados para ocupar situações estratégicas (o que até posso compreender), mas nisto gastam-se cerca de 2h, e só se houve o pobre coitado que está no relvado a tentar animar milhares de pessoas, a pedir para que não saiam dos seus lugares, pois ainda não é para as pessoas entrarem para formar a bandeira...
Nesta espera, sobem mais 2/3 cantores ao palco, já ninguém lhes liga nenhuma... Estava um dia de Verão autêntico, as pessoas a torrar ao sol, e sem nada que as entretanha...
Pelas 16h, finalmente, vim embora...
Todos nós sabemos as filas que se formam para as mulheres irem à casa-de-banhho... e num evento destes em que a maioria são mulheres, todas as casas-de-banho do estádio eram para elas, mas claro que não eram suficientes, pois levava-se em média 1h para poder verter as águas... MUITO MAU!!!
No fim lá conseguiram formar a bandeira, que vi na televisão... até ficou gira, mas lá está, forma-se a bandeira, sobe a Dulce Pontes ao palco, canta o hino e .... muito obrigado por terem vindo, agora podem ir embora!!!
Enfim... evento TUGA!!!

Muita coisa podia ter sido feita para cativar e animar as pessoas enquanto esperam... mas, não... não deve ser preciso....
Podiam, se quisessem, ter feito a bandeira e ter à volta uma moldura humana, o que tornava as coisas mais bonitas... mas, não... só queremos a bandeira!!!
Nem toda a gente entrou no estádio por motivos de segurança, e diga-se de passagem, havia gente a mais lá dentro...
Enfim... não vou alongar-me mais neste assunto, gostei apenas da parte em que ainda brinquei com os míudos que estavam comigo... e não gostei de todo da organização do evento... volto a dizer, podiam ter feito muito mais coisas, e podiam ter animado e cativado mais as pessoas, mas como não sabemos organizar não vamos nos aventurar!!!

11 comentários:

Nunovsky disse...

Tinha que ser, claro! Evento organizado em Portugal tem que ter sempre 2 características: planificação confusa e início tardio. É sempre assim, em todo lado. O Tuguismo é uma característica única :)

Anónimo disse...

Foi mau! Vi em casa e achei tudo muito bonito, mas também já tinha lido no blog da Papoila que a gestão não correu lá muito bem!
Beijinhos da Dani

Blossom disse...

Os meios não justificam o fim. De facto, a bandeira ficou linda...mas a operacionalização da mesma foi o que se viu, as tristes das brancas e azuis ficaram horas a fio no meio do relvado...por sorte, ninguém desmaiou. Mas era de prever que um evento desta amplitude não olhasse para os pormenores tão importantes como insolação e desidratação...e no fim, vem a Dulce cantar à capela...o que dá sempre um efeito muito estranho ao hino e depressa de desfez o que demorou uma tarde inteira a fazer...os meios nunca deveriam justificar os fins!

Aragana disse...

Infelizmente e tendo eu uma filha e estando um dia de sol e calculado que as coisas eram mal organizadas - não fui!
Cheguei a ouvir falar de mais de 1 km de fila para wcs e da falta de condições para os pikenos...
POis.
Para a próxima metade já nao deve aderir.. e acho que muita sorte terem ficado tantas tugas até ao fim...

Beijocas!

Tia Cremilde disse...

essa dos WC's tava-se mesmo a adivinhar... ainda por cima o gajedo quando mija, nunca vai só, leva sempre uma ou duas amigas...
sogrinha, já vi que mudou foto... bem gira!! boa semana!

... disse...

Como eu não te invejo!!! =P

Stella disse...

Tiraram as tampas das garrafas?? Hahahaha, mas ia dar algum jogo da bola com hooligans?? Ou era um evento familiar?? Não dá mesmo para entender. O que importa é terem feito a bandeira, não importa a maneira que foi feito.

Deveriam ter pensado, bem, isto vai atrair muitaaa gente, vamos tentar criar condições, as mulheres vão trazer as suas crianças, vamos tentar criar condições... mas parece que não, parace que o importante foi fazer a bandeira!

E sim estava gira...

Cherry Blossom Girl disse...

Primeiro fiquei c pena de n ter ido m depos do que soube...Ainda bem que fiquei em casa, lol...

Vou passando por aqui,
Passa no meu cantinho...
***

Tia Concha disse...

Não entenderam que as garrafas sem tampa, foi um movimento estratégico!

era para não esperarem uma hora... ( estava desgraçada, bem tinha de ir ao arbusto)!

Ainda bem que não fui!hehehe

.:GM:. disse...

Momento euronews: no comments

pisconight disse...

Primeiro queria fellicitar-te por teres estado presente no evento, quanto à organização, acho que já é costume dos tugas complicarem o que poderia ser bem simples...
O certo é que a bandeira ficou muito bonita.
;)