sábado, abril 22, 2006

Estarão mais seguros?!!?

Hoje assisti a algo que me deixou a pensar em como é que uma coisa destas pode ser possível.
Começando pelo princípio...
Já à uns tempos atrás tinha visto míudos (uma turma, pensei eu) no Metro, acompanhados pelos professores... o que pensei ser uma situação pontual. Mas na verdade, tem sido algo que de vez em quando "apanho" no Metro ou no Comboio. E várias pessoas, que são pais, já me disseram que isso agora é assim.
E hoje, vi uma turma de 17 alunos, do 1ºCiclo, com um professor apenas a acompanhá-los, no Metro. Fiquei um pouco estupfacta com tal situação....
Ou seja, devido a uma nova legislação, os alunos só podem andar em autocarros escolares desde que estes possuam cintos de segurança nos bancos para os miúdos, e mais uma série de requisitos (lei que concordo plenamente). Até respeitarem estes requisitos, os miúdos só podem andar em transportes públicos, por serem os únicos reconhecidos por lei com capacidade para o transporte colectivo de pessoas.
Ao que eu me pergunto: Não ficarão os pais mais preocupados ainda com a segurança dos seus filhos??
Antigamente é que podiamos ir brincar para a rua com o vizinho, mesmo ali à porta de casa que não havia problema. Hoje em dia isso já é impensável, pois corremos sempre o risco de algo de mal acontecer aos "nossos filhos", e será que com isto os pais conseguem ficar descansados?!?!
Para além de considerar perigoso os miúdos andarem nos transportes públicos, pois facilmente podem ser raptados, se perderem ou até mesmo se magoarem, o número de professores que os acompanham nunca é o suficiente. No caso que hoje presenciei, era apenas um professor para 17 alunos, e já vi casos com 2/3 professores para um número semelhante de alunos. Contudo, mesmo que para os 17 alunos que vi hoje, houvessem 5 professores, não posso considerar uma boa proporção, pois todos nós sabemos a confusão que se gera ao entrar e sair de carruagens como o Metro e o Comboio.
Dando a minha opinião pessoal sobre este assunto, teria sido muito melhor se antes de aplicar a lei tivessem dado um tempo para a modificação e actualização dos autocarros escolares.
Se este tempo foi dado, bom aí é o mesmo de sempre.... DÁ TEMPO!!!
Pois é.... dá tempo para que algo de mal ocorra às crianças que não têm culpa do que se passa no país em que vivem, e não têm culpa dos governadores que temos neste país....

2 comentários:

.:GM:. disse...

Em Inglaterra sei que tem de haver um racio de 1 professor para 4 alunos em idades inferiores aos 10 anos se n me engano... mas estavas à espera de milagres em Portugal??

Tia Cremilde disse...

Sinto o mesmo nas visitas de estudo que faço nas minhas aulas de catequese... mais vale ficarem a rezar na capela, do que correr o risco de os perder nas excursões de autocarro da carris. Mas na onda daquilo que diz o meu sobrinho GM: viva portugal!!